20 de Janeiro de 2017

Botox – será que é para mim?

Imagem da Notícia

A toxina botulínica, substância que ficou famosa pelo nome comercial Botox®, é tão popular quanto controversa. Para muitos, representa a esperança de manter o rosto sempre jovem e sem rugas. Para outros, ainda predomina o preconceito de que as linhas de expressão se perdem com as aplicações, paralisando os movimentos naturais da face.

A toxina botulínica é uma substância secretada por bactérias e, quando usada na dosagem baixa e correta, causa o relaxamento da musculatura. “Já em excesso, é capaz de paralisar a musculatura, dando a impressão de que a pessoa não tem mais expressão facial”, explica o dermatologista e mestre em biotecnologia Moyses Lemos, membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia.Por esse motivo, para que o resultado seja positivo, é preciso que a aplicação seja feita por um médico de confiança, que tenha experiência e utilize a dosagem adequada. “Quando bem aplicada, ninguém saberá que foi feita”, diz.

A impressão será de que a pele está mais viçosa e brilhante, segundo o especialista.Qualquer pessoa – homens e mulheres – podem se beneficiar da toxina botulínica. E, ao contrário do que se pensa, quanto antes for iniciado seu uso, melhor. “Quando aplicada antes do surgimento da ruga, ela tem efeito preventivo”, diz o dermatologista.Por esse motivo, ele indica que as aplicações se iniciem, em média, por volta dos 30 anos, quando as rugas chamadas estáticas ainda não surgiram. “As estáticas são aquelas que aparecem mesmo sem o movimento muscular”, explica o médico. Ao contrário, as dinâmicas, são aquelas que aparecem apenas com o movimento. Um bom exemplo são os pés de galinha, as marcas que aparecem ao redor dos olhos.

Quando o pé de galinha aparece apenas quando a pessoa ri, são rugas dinâmicas.É importante ter em mente que o efeito das aplicações dura, no máximo, de quatro a seis meses. Depois disso, é necessário fazer nova aplicação. “Caso não faça, nada acontece, apenas o efeito é anulado”, diz.Quando realizada a aplicação após o estabelecimento das rugas estáticas, o efeito também é positivo, já que suavizará as marcas.Cuidados para a aplicaçãoSe não tiver um médico de confiança para realizar o procedimento e nem a indicação por parte de algum familiar ou amigo que já tiver se submetido à aplicação da toxina botulínica, fique atento aos valores cobrados por aplicação.

Faça mais de uma cotação e desconfie do profissional que cobrar um preço muito abaixo dos demais – ele pode estar aplicando sub-doses. “A toxina só funciona na quantidade adequada. Se em excesso ela paralisa a musculatura, em dosagem muito baixa não causa o efeito desejado”, diz o médico.

Pelo contrário, doses muito baixas ministradas frequentemente podem levar o paciente a desenvolver anticorpos e não fazer mais efeito. Quanto a possíveis efeitos colaterais, Lemos afirma que praticamente inexistem. “São muitos raros os casos de alergia à toxina”, diz.Tomada a decisão de fazer a aplicação, é preciso saber que o efeito demora ao menos 15 dias para aparecer. Portanto, se estiver considerando a aplicação para um evento – casamento, festa ou outra data especial – realize a aplicação com um mês de antecedência.

Mitos e verdades sobre a toxina botulínicaMitos• Uma vez iniciadas as aplicações, deve-se fazê-las para sempre ou a pele fica pior– Não é verdade: o efeito apenas acaba e a pele volta ao estado anterior.• A aplicação é simples, qualquer pessoa pode fazer– Embora muitos locais façam a aplicação, procure um médico de confiança para que a dosagem seja correta e o material, de qualidade e descartável.Verdades• Quanto mais cedo começarem as aplicações, melhor– Por volta dos 30 anos, quando as rugas ainda não apareceram, é o momento ideal para prevenir as marcas.• Há pessoas que perdem as expressões faciais após o Botox®– Isso acontece quando a dosagem é superior à necessária. Por isso, faça a aplicação em consultório médico de confiança.

Assine nossa newsletter

Que tal sempre ficar por dentro quando novas notícias forem publicadas?

ATENDIMENTO AO CLIENTE

0800 770 66 00