13 de Junho de 2018

Higiene: passo importante na prevenção de doenças em idosos

Imagem da Notícia

O termo higiene relaciona-se ao conjunto de medidas realizadas com o objetivo de prevenir doenças. Entre estas medidas estão os cuidados com os alimentos, limpeza do ambiente e das roupas e a higiene corporal. A higiene é um tema indispensável para a saúde de pessoas de todas as idades. Entre os idosos, que podem apresentar diminuição dos mecanismos de defesa às doenças -  resultante do processo de envelhecimento, a atenção deve ser redobrada. 

A higienização das mãos é uma medida considerada como um dos pilares na prevenção e controle de infecções. A prática correta de higienização das mãos pode evitar a transmissão de microorganismos. O uso de sabonetes líquidos facilita a remoção de sujeiras, de substâncias orgânicas e de microorganismos. O álcool em gel ou gel alcoólico é indicado para higienização das mãos porque promove a redução microbiana, mas deve ser utilizado se não houver sujeira visível nas mãos – caso contrário, recomenda-se o uso de água e sabonete.  

Quais são os principais momentos que devemos higienizar as mãos?

- Após coçar ou assoar o nariz

- Antes de manipular alimentos

- Antes e após utilizar o banheiro

- Antes e após auxiliar uma pessoa a se alimentar ou na higiene corporal

- Antes e após trocar fraldas ou ajudar uma pessoa ao utilizar o banheiro

Lembre-se de higienizar as mãos antes de manusear os alimentos e antes das refeições. Frutas, verduras e legumes devem ser lavadas em água corrente, limpa e tratada. Não deixe alimentos cozidos em temperatura ambiente por mais de 30 minutos. O ambiente também deve ser mantido organizado e limpo. As roupas de cama e pessoais devem ser sistematicamente trocadas e lavadas.  

A higiene corporal é determinante na saúde do idoso. Após o banho diário, é importante enxugar e secar cuidadosamente todas as regiões do corpo, e um creme hidratante deve ser utilizado.  A higiene íntima é recomendada em idosos que apresentem incontinência urinária, condição que afeta muitas pessoas nessa faixa etária. Neste caso, o uso de toalhas umedecidas próprias para o adulto e idoso, facilitam a higiene e oferecem maior conforto e praticidade. Em seguida, a proteção adequada deve ser selecionada, como o uso de fraldas descartáveis em idosos acamados ou o uso de roupa íntima absorvente em idosos com maior mobilidade.


Assine nossa newsletter

Que tal sempre ficar por dentro quando novas notícias forem publicadas?

ATENDIMENTO AO CLIENTE

0800 770 66 00