28 de Dezembro de 2018

Quais medidas preventivas os cuidadores podem fazer para minimizar risco de infecções em idosos?

Imagem da Notícia

O cuidado de idosos acamados, conscientes ou não, requer uma série de medidas sobre as quais os cuidadores devem ter a orientação adequada. A principal medida para evitar infecções é a correta higienização das mãos, que deve ser realizada sempre antes e depois de realizar os cuidados com o idoso.


Outras medidas básicas incluem a higiene corporal diária, que pode ser realizada no chuveiro ou no leito, de acordo com a condição do idoso, e a troca regular do vestuários pessoais e roupas de cama.

Os utensílios e equipamentos utilizados pelo idoso, tais como pratos, talheres, copos, comadre ou urinol, merecem atenção especial, porque podem ser focos de contaminação: devem ser cuidadosamente limpos e armazenados em local adequado.

Além disso, a organização e limpeza do ambiente em que o idoso vive também são fundamentais para a prevenção de infecções

É importante entender que o idoso tem maior risco de adquirir infecções, quando comparado com o jovem. Seguir rigorosamente as recomendações simples de higiene pessoal, dos objetos e do ambiente utilizado pelo idoso é fundamental para diminuir a probabilidade de que ele tenha uma infecção e contribui para melhor qualidade de vida da população idosa que depende de cuidadores.

 

Algumas medidas básicas, tais como higiene corporal e das mãos, são fundamentais para evitar processos infecções das mais variadas naturezas. Os cuidados com alimentos, trocas de vestuários, roupas de cama, cautelas durante o banho e possíveis manejos de equipamentos que podem estar usando (comadre, urinol etc.) são facilmente focos de contaminação. Isso pode levar a processos infecciosos e seguir rigorosamente as recomendações para evitar esses problemas é fundamental para a promoção de uma boa qualidade de vida para a população idosa que depende de cuidadores.

 

Assine nossa newsletter

Que tal sempre ficar por dentro quando novas notícias forem publicadas?

ATENDIMENTO AO CLIENTE

0800 770 66 00