18 de Dezembro de 2016

Viajando com o idoso – checklist

Imagem da Notícia

Vai levar seus pais idosos para viajar? Aqui está uma checklist para você não ser surpreendido durante as férias.Viajar é sempre um momento de descontração e alegria – conhecer novos lugares, experimentar outros sabores e sair da rotina. No entanto, não é incomum que a felicidade desses momentos seja acompanhada por algumas apreensões em relação a fazer uma viagem com um idoso.

A preocupação se justifica porque, sim, há algumas especificidades que devem ser levadas em conta. Mas seguindo algumas recomendações, a viagem tem tudo para ser prazerosa para o idoso e seus familiares e cuidadores.

A seguir, duas profissionais que trabalham com cursos para cuidadores, Raquel Noel Ribeiro, psicóloga e diretora do Ateliê do Cuidado, e Maria Elizabeth Bueno Vasconcellos, especialista em gerontologia e fundadora da empresa APOIO, dão dicas do que fazer e o que levar para uma viagem tranquila.

Hora de fazer a mala: Se o idoso tem algum grau de perda de memória, ajude-o a escolher as roupas e calçados. Isso evitará que se perceba a falta de alguma coisa fora de casa.Pergunte ao médico ou outro profissional de saúde que acompanha o idoso se há necessidade de levar algum medicamento de emergência ou algum equipamento, como aparelho para medir pressão. Em viagens muito longas, em que pode haver risco de trombose, pergunte ao médico se é preciso usar meias de compressão ou tomar alguma outra providência.

Atenção ao roteiro: A viagem deve ser adaptada de acordo com o ritmo e a capacidade física do idoso. Alguém pouco acostumado a andar ou a fazer exercícios físicos terá dificuldade de caminhar o dia todo ou subir muitas escadas, por exemplo.

Seguro viagem: Se a viagem for internacional, contratar um serviço desse tipo é essencial caso haja alguma emergência médica. Verifique se o seguro dá direito a atendimento de emergência hospitalar. Em viagens nacionais, não se esqueça de levar sempre a carteirinha do convênio e todos os documentos necessários, bem como contato dos médicos de rotina do idoso.

Identificação e contato: Não importa se o idoso é totalmente independente ou se tem algum grau de independência, é importante manter no bolso dele um cartão ou papel com nome e contato de quem deve ser chamado em caso de emergência caso ele saia sozinho em algum momento.Manter a hidratação: Alguns idosos não sentem sede, mas sempre deve ser oferecida água para manter a hidratação. Desidratação pode causar confusão mental. Hidratar a pele também é essencial, por isso leve um hidratante corporal na bolsa.Incentive o idoso a ir ao banheiro regularmente – Segurar a urina pode levar a um quadro de infecção urinária.

Protetor solar: Todas as manhãs, antes de sair para qualquer atividade, o idoso deve passar protetor solar. Mesmo assim, atividades externas devem ser evitadas no horário do almoço, quando o sol está mais quente.Roupas leves: No calor, as roupas devem ser adequadas para não provocar mal-estar e desidratação. Mas mesmo que a viagem seja no alto verão, tenha sempre um casaquinho na bolsa para que o idoso não passe frio em ambientes com ar condicionado ou em caso de queda brusca de temperatura.

Cuidado com a alimentação: O idoso pode e deve experimentar novos alimentos e sabores na viagem, mas é preciso não descuidar das fibras, dando preferência às cozidas para não correr risco de infecção caso a higienização dos alimentos não seja a ideal. As fibras são essenciais para manter o intestino funcionando bem durante a viagem.Adapte o ritmo: Não se deve sair tanto da rotina. Os remédios devem ser dados na hora e as refeições devem ser mantidas mais ou menos nos mesmos horários de costume.Evite lugares muito barulhentos: Os idosos têm mais sensibilidade com relação a ruídos e podem sentir-se desorientados em ambientes com muito barulho. Prefira ir a lugares muito frequentados em horários mais vazios.Cuidado redobrado com quedas: Leve calçados confortáveis e seguros, como tênis e outros sapatos fechados e com solado antiderrapante.

Assine nossa newsletter

Que tal sempre ficar por dentro quando novas notícias forem publicadas?

ATENDIMENTO AO CLIENTE

0800 770 66 00