2 de Outubro de 2017

Parcerias de Sucesso: Grupo Apoio & TENA em prol do conhecimento

Imagem da Notícia

 

O curso de Boas Práticas para atenção à pessoa idosa começou em 2011, mas pode-se dizer que a ideia sobre ele nascia em 2009 quando o pai da psicóloga e uma das idealizadoras do curso Elizabeth Vasconcellos, sofreu um AVC. Apesar de ela ser formada em Psicologia, Pedagogia e com especialização em Gerontologia, se viu num contexto onde não se sentia preparada para lidar. Ela procurou a ajuda de cursos para ensina-la a lidar com essa situação, mas não ficou satisfeita com o que achou, então percebeu a necessidade de criar um curso que abordasse também além do tema de cuidado de uma pessoa, os cuidados que o cuidador precisava ter consigo mesmo.

Junto com mais duas amigas: a Marcia que é formada em psicologia e a Claudia, formada em enfermagem, criou o “Grupo Apoio” e começaram a desenvolver esse projeto, conseguindo apoio da prefeitura de São Paulo e de Gilberto Natalini (ex-vereador, engajado na causa do idoso e atualmente secretário do meio ambiente do prefeito João Dória), que abriu as portas da Câmara de São Paulo para realizar o evento na sua dependência.

A partir daí o Grupo Apoio começou a buscar patrocinadores para esses cursos. E é assim que em 2016 nasce à parceria com a TENA, a marca expert em produtos para incontinência urinária, pertencente à empresa Essity, que agora, com sua chegada aprimorou ainda mais os materiais de apoio para o curso.

Com esse projeto, a Essity tem a oportunidade de comunicar e ao mesmo tempo educar a população no assunto ligado à incontinência urinária, além de ajudar a quebrar o tabu em torno disso.

O foco da nossa participação não é apresentar nossos produtos, mas sim de educar, contribuir e até mesmo ajudar os participantes a se reposicionarem no mercado – já que ao final do curso eles recebem um certificado. A grande maioria dos participantes são cuidadores familiares, mas também participam pessoas que estão em busca de conhecimento para se prepararem melhor na função de cuidador, que por sinal, ainda não é regulamentada e com o aumento da população de idosos, sabemos que muitos buscam por esses profissionais para auxiliarem nas rotinas diárias.

Os cursos são gratuitos e ministrados por vários profissionais do assunto (como a psicóloga Elizabeth Vasconcellos, especialista em Gerontologia, Maria Alice Lelis, professora da Escola Paulista em Medicina, Marcia Chorro, Claudia Vallone) e abordam as principais questões e problemáticas ligadas ao envelhecimento, entre elas a incontinência. “É um assunto que atrai muito interesse dos participantes e sobre o qual eles têm pouquíssimo conhecimento”, conta Elizabeth. No curso entrega-se uma apostila que é voltada para os cuidados referentes à incontinência

Já tivemos 16 turmas desde que começamos a apoiar o projeto e o número de participantes só tem aumentado, 2 mil pessoas já foram impactadas. 


Assine nossa newsletter

Que tal sempre ficar por dentro quando novas notícias forem publicadas?

ATENDIMENTO AO CLIENTE

0800 770 66 00