Exclusivo para profissionais


A marca TENA está há mais de 50 anos no mercado mundial, oferecendo produtos com tecnologia, qualidade e variedade para que os profissionais tenham ainda mais excelência no cuidado com os pacientes que apresentam incontinência urinária.

Aqui, além de indicar os melhores produtos para seus pacientes, vamos também trazer dicas, explicações e mais conhecimento sobre o tema, podendo assim fazer a diferença no seu trabalho.


IDENTIFICANDO A INCONTINÊNCIA URINÁRIA

Saber identificar o grau de incontinência urinária, entender as diferenças entre homens, mulheres e crianças e, consequentemente, indicar os produtos certos é o primeiro passo para que o profissional possa indicar o tratamento que traga uma melhor qualidade de vida aos seus pacientes.

Por isso, temos o Guia Completo de Incontinência Urinária aqui.

Porém, antes de qualquer tratamento, é preciso descobrir esse grau de incontinência com o paciente. Mas como abordar um assunto que ainda é considerado tabu? Veja algumas dicas:

Uma pergunta de rotina

Mencione o assunto regularmente com todos os pacientes. A incontinência pode afetar pessoas de todas as idades, não apenas idosos debilitados. O estado da próstata, a gravidez e a menopausa podem trazer problemas de enfraquecimento do pavimento pélvico.

Qualquer paciente pode ter

Mencione o assunto regularmente com todos os pacientes. A incontinência pode afetar pessoas de todas as idades, não apenas idosos debilitados. O estado da próstata, a gravidez e a menopausa podem trazer problemas de enfraquecimento do pavimento pélvico.

Quanto antes, melhor

É importante abordar o assunto e começar um tratamento o mais cedo possível. Isso ajuda os pacientes a terem menos tensão emocional e também previne consequências sociais mais severas causadas pela incontinência urinária como, por exemplo, a necessidade de ir para uma casa de repouso ou tratamento, se o paciente for mais idoso.


CUIDADOS NA PRÁTICA

Cuidar de alguém com incontinência urinária exige muito do profissional. Por isso, é importante escolher os tratamentos e produtos certos para que o paciente tenha conforto, dignidade e independência e o profissional não se sinta sobrecarregado ou não veja resultados no seu trabalho:

1- A principal dica é que o profissional deve cuidar de apenas um paciente com incontinência urinária por período, oferecendo tratamento dedicado, personalizado e com maior eficácia.

2- A higiene deve acontecer no mínimo duas vezes ao dia (dependendo do grau de incontinência urinária) e deve ser o momento de maior atenção do profissional. A higiene deve trazer produtos que criem barreiras contra irritações e infecções cutâneas, além de roupas íntimas ou fraldas geriátricas que ofereçam conforto e segurança.

3- Importante que o profissional acompanhe ou ajude no tratamento como, por exemplo, exigindo a prática de exercícios para o fortalecimento pélvico também fora do consultório de fisioterapia; avaliando a alimentação para maior consumo de fibras e diminuição de alimentos diuréticos; incentivando prática de exercícios de baixo impacto; controlando o uso dos medicamentos corretamente.

4 - Encontrar o produto e o tratamento certos ajuda no controle de custos extras, fazendo com que tanto a família quanto o paciente consigam se preparar melhor para os gastos com o tratamento.


COMO IDENTIFICAR O PRODUTO CERTO?

Muitos acreditam que produtos para incontinência urinária são todos relativamente semelhantes, mas existem algumas características que os tornam significativamente diferentes em termos de conforto e bem-estar. A seguir, veja o guia que pode ajudá-lo a encontrar a melhor roupa íntima ou fralda geriátrica para seu paciente:

• O item número 1 é que o produto garanta conforto físico e emocional à pessoa com incontinência. Nesse caso, produtos com rápida absorção são os melhores, pois afastam e retêm a urina longe da pele, evitando escapes, colchões e roupas molhadas e sensação de frustração por parte da pessoa incontinente.

• Produtos com design pensado para necessidades físicas e emocionais, pois aumentam o conforto e reduzem o consumo.

• Produtos com mais segurança contra escapes, principalmente se a pessoa tiver de ficar sentada ou deitada por longos períodos de tempo devido à doença.

• Roupas íntimas descartáveis com maior absorção dão mais segurança, particularmente em situações sociais e fora de casa, diminuindo o medo de escapes.

• Produtos com indicador de umidade podem reduzir mudanças desnecessárias, uma vez que indica quando está na hora de trocar a fralda.

• Produtos com indicador de umidade podem reduzir mudanças desnecessárias, uma vez que indica quando está na hora de trocar a fralda.

• Encontrar a melhor absorção e tamanho para a pessoa de quem cuida é essencial: lembre-se de que o tamanho funciona como uma peça de roupa: um tamanho grande demais leva a escapes e tende a não se adaptar ao corpo; um tamanho pequeno demais tende a ferir a pele e criar problemas.

Para o catálogo completo dos produtos TENA, clique aqui.

A institucionalização às vezes é a melhor opção para o idoso com grande nível de dependência. Se ele tem necessidade de atenção frequente para medicação, incontinência urinária grave e ajuda com atividades básicas, a presença de cuidadores em tempo integral é necessária.

Num lar típico, os produtos para incontinência contribuem para cerca de 1% a 3% do orçamento, ao passo que lidar com as consequências da incontinência pode aumentar esse gasto para 15%.

É neste momento que a escolha dos produtos certos e as boas práticas de rotinas podem reduzir drasticamente o consumo de produtos, a carga de trabalho do pessoal, a gestão de lavandaria e os tratamentos da pele. Ao mesmo tempo, estará proporcionando o melhor cuidado possível a cada paciente individualmente.


Como fazer?

Cuidado individual

É importante que os cuidados das casas de repouso se responsabilizem por um paciente por período. Isso torna mais fácil a identificação dos melhores produtos, oferece uma melhor rotina de cuidados com mais conforto, mobilidade, dignidade e melhor qualidade de vida em geral. Além disso, esse cuidado dedicado minimiza as perdas de urina e a quantidade de umidade em contato com a pele, reduzindo assim o gasto com roupas íntimas ou fraldas geriátricas, tratamentos de pele e, em última análise, admissões no hospital ou cuidados de enfermagem o tempo inteiro.

Menor desgaste da equipe

Com uma utilização mais eficaz do tempo e dos produtos, é possível evitar mudanças desnecessárias de fraldas geriátricas, de roupas pessoais e de cama, diminuindo inclusive o tempo desprendido em tratamentos de pele. Um ciclo que torna o ambiente do profissional mais eficiente, satisfatório e, consequentemente, mais rentável.

Melhor controle de custos

O consumo de produtos é reduzido através das boas práticas de cuidados individualizados. Mas é nas consequências dispendiosas de incontinência que se poupa ainda mais recursos. E melhor cuidado significa menos dinheiro gasto no tratamento da pele e em lavandaria. Também um maior bem-estar do paciente e dos profissionais, assegurando menor gasto com pacientes e formação de nova equipe.

Para o catálogo completo dos produtos TENA, clique aqui.

Farmácias e drogarias podem ser os primeiros lugares em que um incontinente procura para saber mais sobre o problema da incontinência urinária.

Por isso, é importante que os profissionais desses locais estejam preparados para oferecer um apoio compreensivo e um aconselhamento sólido sobre os produtos.

Com os produtos TENA e os conselhos, sua farmácia tem a oportunidade de melhorar muito a qualidade de vida dos seus clientes e, ao mesmo tempo, incentivar sua fidelidade.


O que é importante saber?

No momento de indicar um produto, tenha em mente que não se pode pensar apenas na relação custo X benefício. É importante levar em consideração se o produto é indicado para a situação do seu cliente e se ele oferece melhora na qualidade de vida.

Mas, antes de indicar, é preciso quebrar o tabu. Você e seu cliente devem saber que a incontinência urinária é um problema comum. Só no Brasil o número estimado de pessoas com incontinência é de 10 milhões de pessoas. Isso significa que uma em cada quatro mulheres e um em cada sete homens serão afetados numa determinada altura das suas vidas.

Além disso, muitas pessoas ainda pensam que só os idosos são incontinentes. Com uma população de idosos cada vez maior e o aumento da longevidade, de fato o número de pessoas afetadas cresce. Mas na realidade a incontinência urinária pode afetar crianças, homens e mulheres de todas as idades.

Para o catálogo completo dos produtos TENA, clique aqui.

Quer produtos TENA na sua farmácia ou drogaria? Fale Conosco

ATENDIMENTO AO CLIENTE

0800 770 66 00