28 de Novembro de 2018

Como pacientes com demência podem se beneficiar usando fraldas?

Imagem da Notícia

Na área da saúde, o termo demência é utilizado para definir quadros associados à diminuição da capacidade cognitiva, com comprometimento das funções sociais e funcionais de uma pessoa. A Doença de Alzheimer é a forma mais frequente de demência em idosos.

A incontinência urinária é comum em pessoas que sofrem de demência. É  um sintoma que se desenvolve nos últimos estágios da demência. Cerca de 60 a 70% das pessoas com Alzheimer desenvolvem incontinência.

Nos últimos estágios da demência, a capacidade de uma pessoa reagir rapidamente e lembrar-se das coisas é reduzida. Elas podem não reconhecer mais quando experimentam o desejo de urinar ou de evacuar. 

Nestes casos, o uso da fralda proporciona maior segurança para o paciente e facilita o cuidado diário, que pode ser realizado por um cuidador familiar, por um profissional de saúde ou por um cuidador contratado pela família.

As fraldas para adultos e idosos são indicadas para pessoas acamadas e dependentes de cuidados básicos diários. Por outro lado, situações desagradáveis podem ocorrer como vazamentos e constante umidade da pele, que são desconfortáveis para o paciente e podem resultar em outras complicações. Produtos com melhor performance e qualidade, podem evitar estas situações e trazer benefícios para o idoso que necessita utilizar uma fralda. Quanto mais rápida a absorção da urina para o interior da fralda, menor é o risco de vazamentos e o risco de desenvolver lesões na pele, como a Dermatite Associada à Incontinência, conhecida popularmente como Assadura. Por isso, escolha produtos que contribuam para que a pele fique mais seca, longe da umidade, e portanto, mais saudável.

Saber mais sobre essa condição pode ajudar principalmente com o uso e de produtos adequados para higiene e proteção para a incontinência urinária. Para proporcionar mais conforto, tente fazer a mudança usando estes produtos como parte da rotina habitual do seu paciente/ente querido. Além dos produtos de proteção, também será útil utilizar outros produtos que auxiliam na higiene do paciente, como sabonete líquido para o banho diário e toalhas umedecidas para a higiene íntima ao realizar a troca de fraldas. Estas medidas poderão proporcionar maior conforto para o paciente, além de facilitar o trabalho diário do cuidador.

 

 

Assine nossa newsletter

Que tal sempre ficar por dentro quando novas notícias forem publicadas?

ATENDIMENTO AO CLIENTE

0800 770 66 00