Plástico reciclável é meta para o Brasil

Fábrica brasileira já recicla 70% das embalagens, que também estão mais compactas


A redução de plástico é, atualmente, uma das metas mais importantes para os programas de sustentabilidade das empresas de consumo. Pensando nisso, o desenvolvimento dos produtos TENA, em especial as fraldas, passa por várias modificações em sua cadeia de produção.

Segundo Márcio Matandos, gerente de Iniciativas, uma das medidas realizadas recentemente foi o redimensionamento das embalagens de TENA. A ideia foi compactar os pacotes para diminuir a quantidade de plástico utilizada em cada embalagem, sem qualquer prejuízo para a quantidade de produto disponível nos pacotes. “Conseguimos uma redução de 20 milímetros por embalagem, o que significa uma economia gigante na produção de artigos com embalagens de plástico”, explica.

Menos plástico

Menos plástico nas embalagens: redução de dois milímetros representa economia

Com a iniciativa dessas ações, conseguimos uma redução de plástico de cerca de 30% ao ano.

Além disso, através da utilização de novas tecnologias, foi possível alcançar uma redução de até 10% na quantidade de adesivos termoplásticos utilizados na fabricação das fraldas. Neste caso, o desafio é preservar a alta qualidade de nossos produtos e ao mesmo tempo diminuir da quantidade de plástico adicionada em cada uma das fraldas fabricadas. “Estamos cada vez mais buscando tornar nossos produtos ainda mais sustentáveis”, lembra.

Fralda reciclável
Redução de plástico

Produção visa sustentabilidade com a redução de plástico.

Outro desafio encarado diariamente na produção dos produtos TENA e outras marcas da Essity no Brasil é a redução gradativa da utilização de plásticos não-recicláveis. Até 2025, a meta global da companhia é chegar a 80% de todas as embalagens produzidas com materiais renováveis ou recicláveis. Na fábrica no Brasil, 70% das embalagens já são produzidas neste perfil.

Redução de adesivos

Redução de adesivos nas fraldas: modernas tecnologias permitem uma diminuição do
uso de materiais sintéticos sem interferência na qualidade dos produtos

De acordo com Gilson Souza, gerente de Tecnologia da Essity, para chegar nesses resultados, a companhia vem realizando uma série de parcerias com institutos de pesquisa e universidades no País. “Ciência aplicada à produção depende também desse tipo de parceria”, comenta Souza. “Assim, construímos em conjunto com as áreas de pesquisa dessas instituições novas soluções para nossa cadeia de produção”, completa.

TENA PROTECTS PROGRAM

TENA sempre teve como pilar proteger as pessoas e é nossa responsabilidade proteger o planeta também. Nosso objetivo é dar um passo de cada vez com nosso programa e estamos focados em reduzir nossa emissão de carbono em 50% até 2030, causando um impacto melhor no planeta.

Com esse selo de sustentabilidade, que está disposto nos produtos, mostramos o nosso compromisso com o meio ambiente, com a proteção das pessoas por meio de ações efetivas no Brasil e no mundo. Nossas iniciativas reafirmam o cuidado que temos com a saúde das pessoas e do planeta e abrangem desde recursos humanos, inovação e tecnologia, responsabilidade social e muito mais.

Protect Program
Passo a passo com o nosso programa Tena Protege, estamos reduzindo as emissões de carbono para proteger o planeta. Para saber mais, consulte o site Tena.com.

Em nossas embalagens de produtos, temos a aplicação do selo do programa:

Nas embalagens, o selo do programa

Estrutura da sustentabilidade

Os principais pilares da Essity no mundo se baseiam no Bem-estar (qualidade de vida e questões sociais), Mais com Menos (mudança de comportamento pautada no consumo sustentável) e Circularidade (elaborar produtos com redução da emissão de carbono). No Brasil, desenvolvemos várias ações nesse direcionamento com tecnologia aplicada em embalagens, meio ambiente e gestão de pessoas.

Nós entregamos soluções sustentáveis

Que tenham um impacto positivo nas pessoas e no planeta

Bem Estar

Bem-Estar

Cuidar e ousar agir ousadamente em questões sociais que outros temem defender, como o estigma em torno da incontinência

Mais com Menos

Mais com Menos

Construindo valor usando menos, permitindo comportamentos que apoiam o consumo sustentável e diminuíram a pegada de carbono

Circularidade

Circularidade

Objetivo de projetar produtos e serviços que se enquadrem em uma sociedade circular com pegada de carbono reduzida

Estrutura

Áreas de atuação

Dentro desses pilares-chave da Essity, temos com o objetivo principal mostrar todas as nossas ações sustentáveis no Brasil. Assim, realizamos iniciativas corporativas em várias áreas e distribuímos isso cinco subpilares: meio ambiente, recursos humanos, ações TENA, estilo de vida e inovação e tecnologia.

Nossa ambição para 2030 é melhorar o bem-estar das pessoas todos os dias.

Nossa ambição para 2030 em questões ambientais é criar soluções melhores com uma pegada ambiental menor.

A Essity selecionou seis prioridades de desenvolvimento sustentável da Organização das Nações Unidas (ONU) para atuar e com metas efetivas até 2030. Todas são relacionadas a um consumo sustentável, responsabilidade ambiental e qualidade de vida.

Nossa ambição para 2030 em questões ambientais é criar melhores soluções com menor pegada ambiental.

Na Essity, acreditamos que trabalhar para alcançar os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU não apenas melhorará o mundo, como também trará novas oportunidades de negócios para a arena global. Temos o compromisso de encontrar soluções que respondam aos desafios em todo o mundo e, para esse fim, colaboramos com parceiros que pensam e agem como nós. Por serem as mais importantes para os nossos negócios, a Essity prioriza a consecução dos objetivos 3, 5, 6, 12, 13 e 15:

  • Objetivo 3. Saúde e bem-estar:

a Essity permite que mais e mais pessoas desfrutem de uma vida plena. Nossa contribuição para alcançar a meta 3 inclui o desenvolvimento de produtos e serviços de higiene e saúde sustentáveis. A Essity ajuda a prevenir a propagação de doenças e outros riscos à saúde, oferecendo a mais pessoas melhores condições para participar da sociedade e melhorar seu bem-estar

  • Objetivo 5. Igualdade de gênero:

Queremos uma sociedade na qual todos possam participar plenamente. Por meio de nossos produtos e serviços, cursos de treinamento e parcerias, estamos trabalhando para quebrar o silêncio em torno de questões como menstruação e incontinência. O valor do negócio também é criado ao atender às necessidades sociais, oferecendo a mais pessoas acesso a nossas soluções de higiene e saúde e ajudando a melhorar o bem-estar e a igualdade de gênero.

  • Objetivo 6. Água limpa e saneamento:

Trabalhamos para alcançar o uso eficiente da água durante todo o ciclo de vida de nossos produtos e para melhorar o tratamento e a qualidade das águas residuais derivadas de nossa operação. Para contribuir com um bom saneamento para todos, compartilhamos nosso conhecimento sobre higiene e saúde e oferecemos acesso a soluções sustentáveis que elevam os padrões de higiene e saúde.

  • Objetivo 12. Produção e consumo responsáveis:

Juntamente com nossos clientes, consumidores, fornecedores e outros parceiros de negócios, estamos trabalhando para uma sociedade sustentável e circular. Nossas atividades de inovação desenvolvem ofertas que criam valor para nossos clientes e consumidores, reduzindo o impacto no meio ambiente através do design de produtos e materiais mais inteligentes, além de maior eficiência no uso de recursos em nossas operações de produção. Também nos esforçamos para aumentar o uso de materiais renováveis ou reciclados e incentivar a reciclagem de nossas embalagens e produtos.

  • Objetivo 13. Ação Climática:

Enfrentamos os desafios das mudanças climáticas por meio da inovação e da cooperação com outros atores para reduzir o consumo de recursos e o impacto ambiental. Temos objetivos corporativos para o impacto climático de nossas inovações, materiais e produção. Nossos objetivos para reduzir as emissões de carbono foram aprovados pela iniciativa Science Based Target e estão alinhados com a ambição do Acordo de Paris de reduzir o aquecimento global.

  • Objetivo 15. Vida no ecossistema terrestre:

Somos um comprador global de fibra virgem e comunicamos um compromisso claro de que toda matéria-prima à base de madeira virgem deve ser originária de florestas com manejo responsável. Isso significa que exigimos que nossos fornecedores de fibra virgem mantenham e salvaguardem os princípios de biodiversidade e conservação de florestas. Priorizamos o FSC® como um sistema de certificação e convidamos todos os fornecedores a buscar a certificação. Isso faz parte do nosso trabalho para aumentar o percentual de operações florestais certificadas e sustentáveis no mundo.

Na Essity, assumimos compromissos globais em sustentabilidade. Alguns deles são:

  • Compromisso com a Fundação Ellen Mc Arthur: Reduz a poluição do plástico, melhorando a reciclagem e aumentando o plástico reciclado.
  • Estamos comprometidos em tornar nossas embalagens 100% recicláveis e em aumentar o plástico reciclado para 25% até 2025.
  • Compromisso com metas científicas: Reduzir nossas emissões de carbono e gases de efeito estufa com base no Acordo de Paris. Em colaboração com ONGs e institutos de pesquisa, concordamos com objetivos agressivos e específicos, tanto em nossa operação quanto em nosso transporte e matérias-primas.

Das 17 grandes metas de desenvolvimento sustentável da ONU, a Essity selecionou as que são prioritárias para a companhia e todas envolvem saúde, bem-estar, higiene e meio ambiente. Com isso, a Essity firma um compromisso de cunho social imprime a marca de sustentabilidade nos seus produtos.

Compromisso da Essity com os objetivos de desenvolvimento sustentável da ONU

CompromiseCompromise

Além das metas com a ONU, a Essity firmou mais dois compromissos

Ellen Macarthur

Compromisso com a Fundação Ellen MacArthur

Reduzir a poluição do plástico melhorando o processo de reciclagem dos plásticos. Estamos comprometidos em tornar nossas embalagens 100% recicláveis e em aumentar os plásticos reciclados para 25% até 2025

Compromisso - Meta

Compromisso com a meta baseada na Ciência

Reduzir nossas emissões de carbono e gases de efeito estufa com base no Acordo de Paris. Em colaboração com ONGs e institutos de pesquisa, acordamos objetivos agressivos e concretos tanto em nossa operação quanto em nosso transporte e matérias-primas.

TENA

A Essity é uma empresa líder mundial em higiene e saúde, dedicada a melhorar o bem-estar por meio de seus produtos e serviços. Os produtos da Essity são vendidos em aproximadamente 150 países sob as marcas globais TENA® e Tork®, a marca local Colhogar® e outras grandes marcas como JOBST®, Leukoplast®, Libero®, Libresse®, Lotus®, Nosotras®, Saba®, Tempo®, Vinda® e Zewa®. A Essity tem cerca de 46.000 funcionários. As vendas líquidas em 2019 totalizaram aproximadamente 129 bilhões de coroas suecas (12,2 bilhões de euros). A sede da empresa está localizada em Estocolmo, Suécia, e a Essity está listada na bolsa de valores Nasdaq Estocolmo. A Essity quebra barreiras pelo bem-estar e contribui para uma sociedade saudável, sustentável e circular. Mais informações em www.essity.com