É muito simples cuidar e exercitar o pavimento pélvico. Higiene mais adequada, controle da bexiga, acompanhamento do peso e exercícios de fortalecimento que podem ser feitos no meio do dia a dia, sem parar as atividades cotidianas.
Menopausa agrava a condição da incontinência urinária?
A incontinência pode se apresentar em qualquer uma das fases da mulher, independente de sua idade, embora seja mais frequente em algumas fases. As perdas de urina podem se apresentar como pequenos gotejamentos, mas também em quantidades abundantes. Um dos fatores que explicam a alta incidência em mulheres é a menopausa – fase em que há uma diminuição importante dos estrógenos, os quais são necessários para manter a espessura das paredes da uretra.
Tenho perdas de urina. Que especialista devo procurar?
É muito importante procurar um profissional para descobrir se seu problema de perdas de urina é no pavimento pélvico. A avaliação do seu ginecologista pode direcionar seu caso a um fisioterapeuta especializado ou a um tratamento que combine uma equipe multidisciplinar, com ginecologista, urologista, fisioterapeuta, proctologista, psicólogo e nutricionista.