Líder mundial de produtos para incontinência urinária

FRETE GRÁTIS ACIMA DE R$200,00

Aumentar fonte
Diminuir fonte
Alto-contraste

Administrando a incontinência urinária durante a menopausa

11 de Outubro de 2022
TENA

Há muitas vantagens em envelhecer. A experiência de vida que você acumula muitas vezes lhe dá um bom senso de autoconfiança e sobre o que é realmente importante na vida. A menopausa não precisa te impedir de fazer o que você ama – mas há algumas coisas a saber que podem ser úteis durante este novo período da vida.

A maioria das pessoas já ouviu falar sobre os sintomas comuns da menopausa, como ondas de calor e alterações de humor, mas um tópico menos discutido é o como a menopausa pode afetar o trato urinário e a bexiga. Até 50% das mulheres na pós-menopausa sofrem com perdas de urina de vez em quando portanto isso é certamente algo sobre o qual todos nós deveríamos falar mais.

Neste artigo vamos analisar por que a menopausa pode causar incontinência, e quais são algumas opções de tratamento que podem ser úteis para facilitar algumas das mudanças em seu corpo.

POR QUE A MENOPAUSA PODE CAUSAR INCONTINÊNCIA URINÁRIA E PROBLEMAS URINÁRIOS?

Quando você passa pela menopausa, seu corpo deixa de produzir muito estrogênio. O estrogênio está envolvido em muitas funções corporais e tem um importante papel a desempenhar para manter sua bexiga e trato urinário saudáveis. A redução dos níveis de estrogênio pode resultar em sintomas como ressecamento vaginal, frequência urinária, urgência e vazamento de urina.

Esses sintomas são conhecidos coletivamente como "síndrome geniturinária da menopausa" (SGU). Entre 40-60% das mulheres na pós-menopausa apresentam SGU, mas poucas buscam tratamento.

DIFERENTES TIPOS DE INCONTINÊNCIA QUE VOCÊ PODE APRESENTAR EM DECORRÊNCIA DA MENOPAUSA E SGU

INCONTINÊNCIA URINÁRIA DE ESFORÇO

Os sintomas da incontinência urinária de esforço incluem perda de urina ao tossir, espirrar, rir, pular ou levantar peso.

INCONTINÊNCIA URINÁRIA DE URGÊNCIA

Se você muitas vezes sente uma necessidade repentina e urgente de urinar, ou às vezes não consegue chegar ao banheiro a tempo, você pode ter incontinência urinária de urgência. Você também pode acordar várias vezes à noite com vontade de urinar – uma condição chamada noctúria.

O QUE VOCÊ PODE FAZER PARA ADMINISTRAR A INCONTINÊNCIA DURANTE A MENOPAUSA

Aqui estão algumas das medidas que você pode tomar para aliviar os sintomas da SGU e controlar a incontinência urinária durante a menopausa:

  • • Fortaleça seu assoalho pélvico para que ele seja mais capaz de controlar sua bexiga e pequenos vazamentos.xx
  • • Evite cafeína e álcool, pois eles podem irritar a bexiga e causar sensações de urgência.
  • • Limite a quantidade de líquido à noite para que seja menos provável a ida ao banheiro durante o sono.
  • • Explore produtos que possam ajudar com pequenas perdas como os nossos absorventes para incontinência urinária leve com absorção rápida para a proteção da pele mais sensível.
  • • Se a incontinência está impactando negativamente seu cotidiano e a qualidade de vida, recomendamos que você fale com seu clínico geral para obter uma avaliação e um diagnóstico adequados. Ele poderá, então, sugerir o tratamento médico e aconselhamento específico para sua situação.