O termo higiene relaciona-se ao conjunto de medidas realizadas com o objetivo de prevenir doenças. Entre estas medidas estão os cuidados com os alimentos, limpeza do ambiente e das roupas e a higiene corporal. A higiene é um tema indispensável para a saúde de pessoas de todas as idades. Entre os idosos, que podem apresentar diminuição dos mecanismos de defesa às doenças - resultante do processo de envelhecimento, a atenção deve ser redobrada.
A higienização das mãos é uma medida considerada como um dos pilares na prevenção e controle de infecções. A prática correta de higienização das mãos pode evitar a transmissão de microorganismos. O uso de sabonetes líquidos facilita a remoção de sujeiras, de substâncias orgânicas e de microorganismos. O álcool em gel ou gel alcoólico é indicado para higienização das mãos porque promove a redução microbiana, mas deve ser utilizado se não houver sujeira visível nas mãos – caso contrário, recomenda-se o uso de água e sabonete.
Quais são os principais momentos que devemos higienizar as mãos?
Lembre-se de higienizar as mãos antes de manusear os alimentos e antes das refeições. Frutas, verduras e legumes devem ser lavadas em água corrente, limpa e tratada. Não deixe alimentos cozidos em temperatura ambiente por mais de 30 minutos. O ambiente também deve ser mantido organizado e limpo. As roupas de cama e pessoais devem ser sistematicamente trocadas e lavadas.
A higiene corporal é determinante na saúde do idoso. Após o banho diário, é importante enxugar e secar cuidadosamente todas as regiões do corpo, e um creme hidratante deve ser utilizado. A higiene íntima é recomendada em idosos que apresentem incontinência urinária, condição que afeta muitas pessoas nessa faixa etária. Neste caso, o uso de toalhas umedecidas próprias para o adulto e idoso, facilitam a higiene e oferecem maior conforto e praticidade. Em seguida, a proteção adequada deve ser selecionada, como o uso de fraldas descartáveis em idosos acamados ou o uso de roupa íntima absorvente em idosos com maior mobilidade.